Tuesday, August 28, 2012

Mesmo que o queira não o posso...


Sento-me no sofá com as pernas para cima e penso, agora sim, vou descansar.
Finalmente vou-me recostar aqui, sem fazer nenhum.

Maria, que brincava distraídamente com o seu lego, repara que a Mãmã se sentou.
Rapidamente se levanta do chão.
Caminha na  minha direcção e pendura-se nas minhas pernas, à espera do cavalinho.
Dois minutos depois, paro para uma pequena pausa, reacção instantânea: "Mãmã mais, mais!".
Mais dois minutos de cavalinho, nas posições mais estranhas de sempre e paro cansada.

Explico com calma que a Mãmã precisa de descansar.
Maria, olha e decide dar uma volta à mesa de jantar (talvez pense dar-me algum tempo).
A seguir da volta completa (30 segundos), regressa para junto de mim e com uma carinha muito séria diz: "Mãmã pró chão, mãmã pró chão!".
Que na linguagem de gente crescida significa: "Levanta-te, levanta-te".

Descanso é palavra que a Maria não gosta. Sentar não é para ela, nem para nós.
Sim que o Pápá tambem leva com "слиза долу ", tradução literal seria vem para baixo, tradução com contexto, seria levanta-te.

Se as palavras não funcionam segura-nos as pernas, os braços ou as mãos, isto até conseguir o efeito pretendido.

Pergunto-me se tambem o fará ao irmão?
Pergunto-me como vou eu descansar com dois, como será que fazem as Mães com três ou quatro filhos, como é que eu me vou desenrascar?

Bem, o melhor é não stressar, não pensar, depois logo se vê. E descanso, descanso só daqui a dezoito anos (isto se não tiver mais filhos).

No comments:

Post a Comment