Friday, January 27, 2012

Na Lavandaria (Sofia, Bulgaria):

- Bom dia, vinha levantar o meu vestido, mas perdi o ticket.
- Quando é que o entregou?
- Não me lembro, mas é um vestido verde, metade em malha..
- Deixe-me procurar!
(nos entretantos)
- A Senhora é Americana?
- Não, sou portuguesa.
(Um grande sorriso do outro lado do balcão)
- A minha filha esteve a tirar a licenciatura em Aveiro, gostou muito.
- Aveiro é uma cidade muito bonita.
- Pois, ela agora está a trabalhar na Holanda!
- Portugal é muito melhor! (Aceno de cabeça confirmando partilhar da mesma opinião)
(vestido encontrado, ticket da loja assinado)
- Olhe, então boa sorte para a sua filha!
- Obrigada! Sabe lá por Portugal havia um Jorge, de quem ela gostava, do Porto julgo eu.. Mas o Jorge não gosta....
(E deixou-se ficar pensativa)
- Adeus e um dia leve de trabalho (como por aqui se diz).

Como é bom ser-se português!
A qualquer lado que vou, perguntam-me de onde sou, por causa do sotaque e da minha maneira de falar (30% em búlgaro, 20% em inglês, 50% linguagem gestual) e a reacção que tenho quando respondo é sempre primeiro com um sorriso e depois "A minha filha estudou lá, gostou muito", "A minha irmã vive em Cascais e diz que já não volta" "O meu Tio trabalhou lá, diz que os portugueses são muito amigáveis"..

A contrapartida é que tratam-me sempre muito bem, ajudam-me a preencher formulários em búlgaro, não tenho que pagar o extra pela perda do ticket..

Eis como as boas acções da minha gente têm repercussões na minha vida a não sei quantos quilómetros e quilómetros de distância..

Ainda assim fica a dúvida sobre o que é que o Jorge afinal não gosta..
Aposto que é da Holanda!
Da Rapariga se calhar até gostava!
Oh Jorge, vai lá buscar a tua donzela e deixa-te de cobardices!! :)

No comments:

Post a Comment