Monday, September 17, 2012

Primeiro Dia de Escola (първия учебен ден)

Há três anos que vivo na Bulgária!
Há três anos que ouço o entusiasmo, as vibrações e as músicas do primeiro dia de escola!

Que ouço e assisto da minha janela à cerimónia oficial. É deveras uma verdadeira cerimónia, não é apenas chegar, deixar os miúdos na escola, beijinhos e boa sorte, é também o momento para discursos de votos de sucesso, de bem vindos para os estreantes, de cantarem, dançarem e é claro comerem. Aulas não sei se as há!

Mas fico sempre arrepiada quando a determinado momento da cerimónia, professores, pais, alunos e amigos cantam em uníssono o hino da Bulgária, um hino dedicado ao que têm de bom e ao que devem preservar!

Eu andei em escolas públicas, a minha vida inteira, nada de colégios especiais ou outros que tais, e não me lembro de cantar o hino no primeiro dia de aulas, ou noutra data de especial, lembro-me que o tinhamos de estudar, mas apenas porque era suposto sabermos-o e não porque o tivessemos de cantar.

Acho que devíamos recuperar este hábito, o de cantar o hino!

No comments:

Post a Comment