Friday, October 12, 2012

Não, não, não e não...


A fase do Não parece que não acaba nunca.
Uma das primeiras palavras que a Maria aprendeu a dizer foi não, calculo que seja por ter sido repetida, ao ínicio, com uma frequência alucinante e por ser a palavra pronunciada com mais força, autoridade e convicção.

Mas assim que aprendeu a dizer não, era não para tudo, não quando queria dizer não, não quando queria dizer sim ou talvez, ou quando não queria dizer nada (mas que por ser do sexo feminino se sentia na obrigação de dizer qualquer coisa).

Depois começou a falar, mas a falar mesmo e a coisa melhorou radicalmente, o vocabulário aumentou, o comportamento acalmou (se é que há crianças verdadeiramente calmas) e aprendeu a dizer trezentas mil coisas, que chega a ficar sem fôlego para dizer tudo o que quer (quem é que eu conheço assim?).

Sendo que, a determinada altura aprendeu a dizer "sim", ou melhor "da", que sim em português parece não lhe agradar tanto. E eu que penso sempre de mais, pensei, prontos a fase do não acabou finalmente.

Qual quê? Nós ainda não tínhamos era passado pela fase do não. Agora sim é que o Não é não.

A minha malandreca, que ainda não tem dois anos, diz não com mais autoridade do que eu, chegamos a casa e é ouvi-la dizer "Ai Não!", antes de nos irmos embora pedimos um beijinho e "NÃO", fazemos-lhe cócegas e "Não, não, não" (aqui a credibilidade é diminuta, já que este não é recheado de mil gargalhadas), acorda de manhã e diz "Bom dia", seguido de "não, não", bem a lista é interminável.

Ainda agora, enquanto escrevo este post, consigo vê-la, pelo canto do olho, a espreitar-me com curiosidade, mas assim que olhar que para ela vou receber um "não", ora aqui está ele a chegar aos meus ouvidos.

Só não diz que não para comer (graças a Deus), para comer recebo sempre um bom sorriso e um sim em búlgaro.

A minha pergunta é afinal quando é que acaba a fase do "Não" e será que acaba?

No comments:

Post a Comment