Wednesday, October 3, 2012

Salsicha, Sausage, Wurst

Desde que me lembro que como Salsichas.
Nunca me foi recusado um bom Hot-dog, um arroz de salsichas com legumes, ou sequer uns ovos com salsichas e ketchup. Adoro é simples e sabe-me sempre bem!

Quando me mudei para cá, numa das minhas primeiras idas ao supermercado, fui acompanhada do meu Marido, precisava de tradutor e ajuda não só para encontrar coisas simples como fermento, pimenta, gelatina (que até hoje não a encontro) como também para perceber que produtos eram bons e os que não o eram.

Numa dessas vezes, aquando parámos no secção da carne, perguntei se só havia aquela carne de vaca e nada mais (uns bifes feios e um lombo), resposta, "aqui a carne de vaca não é grande coisa e isto é de facto o que temos", entretanto já descobri outros sítios com um pouco mais de variedade e qualidade, mas ainda assim, falta-me um bom bife à portuguesa (tenrinho e mal passado).

Assim, à falta de carne de vaca, virei-me para a de porco, que há sempre com fartura, escolhi umas quantas coisas e quando pedi ao meu tradutor para pedir umas quantas salsichas, tal foi-me recusado com o argumento, que as salsichas por aqui são feitas de coisas horríveis e inimagináveis.

Assustada, não as comprei! E por muito tempo nem sequer as desejei!
Até que começámos a comer os cachorros de rua.
Um dia, desta vez sozinha no supermercado, olhei para as salsichas e pensei, se as comemos na rua, porque não podemos comê-las em casa, são tão rápidas e fáceis de cozinhar.

Foi assim, que da primeira vez fiz uns cachorros caseiros que o deliciaram, da segunda vez fiz um arrozinho de legumes e salsichas (como o da minha avó) que ele comeu e gostou. Devagarinho as salsichas entraram no Menu lá de casa.

Até a Maria come umas salsichas, até a minha pequenina gosta e grita, "sichas, sichas, sichas".

De vez em quando, lá o ouço contar a história, de que ele tem um amigo cujo pai trabalha no mercado da carne e sabe que as salsichas são feitas de tudo e mais alguma coisa (intestinos, sapatos de cavalo, carne da treta e o que não). O que eu faço, normalment é ouvir, dizer ok e assunto arrumado.

Até que ontem, uma gota de água fez explodir o saco.

Jantarinho de arroz de salsichas pronto, Maria sentada à mesa, a comer sozinha e com satisfação, quando a Sogra tocou à porta.

Primeiro fez cara feia quando viu a comida (Sogras, as Noras serão sempre péssimas na cozinha, até quando a Neta gosta mais da Sopa da Mãe, do que a da Avó), depois perguntou com cara de caso, que sopa verde era aquela, creme de espinafres (delicioso, mas a Neta comeu a sopa toda com satisfacção o que não deu lugar para criticas).

Assim que a Maria acabou de comer, ela aproximou-se do fogão e com a mão tirou uma salsicha para provar e perguntou: "Já provaste?","Porquê não estão boas?", "Estou-te a perguntar porque não sei se sabes, mas as salsichas daqui não são boas.", "já, já provei e gosto, mas não percebo o espanto ainda este fim de semana serviste salsichas ao almoço", resposta, "não eram salsichas, eram wurst", reacção "e wurst não são salsichas", "não propriamente", a conversa estagnou e o Maridão interviu com a conversa do amigo que o pai trabalha no mercado da carne.

Farta, cansada e com os nervos em franja de me criticarem pelas escolhas da comida, porque as minhas escolhas são sempre as más e as deles as perfeitas (e sinto-me só nesta guerra), lancei-me, não querem comer, não comam, salsichas sempre foram feitas de intestinos, não quero saber, eu como, nem que sejam feita de outras coisas.

Assim, a conversa acabou cada um foi à sua Vida e lá fiquei eu a arrumar a cozinha, quando a Sogra saíu pedi que quando ele tivesse alguma coisa a me dizer, o dissesse quando a Mãmã não estivesse por perto e a criticar-me.
Caldo entornado é claro!

Já me contou a história das salsichas, 300 mil vezes, porque raio teve que me contar naquele momento, aposto que o amigo da carne é amigo da mãe.

A coisa não é grave, mas porra para as salsichas, ou o próximo cachorro que comer me dá um orgasmo ou uma azia das grandes.

Quanto às salsichas lá por casa, não sei que faça?
Aceitam-se sugestões!

Entretanto para os interessados no assunto culinário, aqui feita o link sobre o assunto:http://en.wikipedia.org/wiki/Sausage

No comments:

Post a Comment