Thursday, November 8, 2012

Dá-me vontade de chorar

As notícias que me chegam de Portugal são cada vez mais tristes, em todos os sentidos.

Já não me causa surpresa quando ouço falar de mais um corte aqui ou ali, outra manifestação, mais um que emigrou, menos não sei quantos postos de trabalho, emigrantes portugueses a viverem em condições de miséria como há mais de 40 anos, entre outras tantas coisas absurdas mas bem reais.

Mas a última que li deu-me vontade de chorar, tratava do assunto da Fome nas escolas.
Falava de como à segunda-feira, todos os pratos se esvaziavam como se as crianças não tivessem comido durante todo o fim de semana, falava de como directores e professores se têm sacrificado e desdobrado para lhes conseguir dar de comer. Descrevia como muitos não comem o pequeno almoço.

Dá-me vontade de chorar quando ouço os pais dizerem, eu posso não ter que comer, mas os meus filhos não hão-de passar fome, mas estas situações já não são as piores, as mais assustadoras são quando nem para os filhos há comida.

A mim custa-me quando a Maria não quer comer, fico preocupada. Mas não consigo imaginar a dor que deve ser para um Pai quando um filho chora por comida e este não tem para lhe dar.

Quando eu andava na Escola, nós levávamos o lanche, ou um pouco de dinheiro para comprá-lo na Cantina, mas aqueles cujos pais não podiam nem um, nem outro, tinham direito a senhas, e com essas senhas compravam o lanche e o almoço.
Ouço agora que há escolas sem pequeno-almoço! Pergunto-me se ainda dão as senhas, provavelmente não as há para todos. E para aqueles que não as têem, ou que têem vergonha de as pedir, será que passam o dia na escola com a barriga a fazer barulho, como se concentram, como podem estudar?

As nossas crianças estarem a passar por fome, nos dias de hoje, fere-me o coração, pensar na fartura que houve durante tantos anos, e nada, nada se economizou.
Sinto que voltámos aos tempos de pobreza em que os meus Avós viveram, ao tempo do racionamento, só que desta vez não por falta de comida (guerra), mas por falta de dinheiro e de boa vontade.

Não acredito que as nossas crianças estejam a passar fome, quando existe uma cambada de estupores a receberem balúrdios, a gastarem fortunas que não lhes pertencem.

Já não são apenas ladrões, são também assassinos de esperança e de valores!

Acho que já não posso mais recusar a acreditar-me, estão a matar Portugal, estão a acabar com o nosso futuro!

No comments:

Post a Comment