Wednesday, November 14, 2012

Primeira Noite sem a Chucha!!

A Maria ainda  não tem dois anos, mas nós decidimos que havia chegado a altura de deixar a Chucha de lado, ou melhor, o Pai achou que deviamos tentar tirar a chucha para ver como ela reagia, pois já não era sem tempo.

Eu não estava muito convencida, mas nisto de ser-se Pai e Mãe, quando um acha que chegou à altura e o outro não tem argumentos de maior, há que levar a iniciativa como própria e levá-la a sério. (os peritos dizem que as crianças tem um sexto sentido para beneficiarem das situações em que não há acordo)

Temos feito assim desde o início e com tudo (só com as fraldas é que a Maria nos deu a volta e nós adiamos por falta de tempo e por causa da chegada do bébé, para mal das nossas finanças e para minha decepção que tinha definido um plano e não o cumpri).

Ora, a Maria só usa a Chucha em duas ocasiões, para dormir a sesta e à noite quando vai para a cama.

Desde Domingo que a deitamos na cama, sem lhe dar a chucha.
Damos-lhe não um, mas vários beijinhos de Boas Noites, um bocadinho de miminhos e saímos do quarto com um "Sonha com os anjinhos!".
Ora, desde Domingo que após esta rotina, que ela se levanta da cama (mais do que 3 vezes) à nossa procura e que nós repetimos o processo. Até que passada mais ou menos meia hora, chega o pedido, Mãmã, Chucha!.E nós cedemos! E ela adormece de imediato!

Ontem à noite, decidi que ela não havia de me dar a volta, quis ver até onde realmente vai a necessidade da chucha e como ela reagiria se ficasse mesmo sem ela.

Foi assim que ontem, depois de a ter deitado, me sentei no chão, à porta do quarto dela, aonde jantei, li a minha "Musa de Camões" e disse trezentas mil vezes, "Volta para a cama", "Agora Nanni!" (tradução: Agora Ó-ó-ó). Senti-me como se estivesse novamente a ensiná-la a dormir sozinha.

Demorou uma hora e vinte minutos, não chorou, pediu água umas 7 vezes, cantou todo o seu reportório, quer em búlgaro, quer em português, falou dos bichos e dos desenhos, repetiu sons, palavras ao acaso, gritou "Mãmã", resmungou "Mãmã", até que acabou por adormecer, levantou-se da cama não sei quantas vezes, mas correu de volta, sempre que me ouviu exclamar o aviso "volta para a cama". Não respondi aos apelos, apenas aos da água e a umas quantas "Mãmãs" para a acalmar e dar uns miminhos.

Mas passado aquele tempo adormeceu, sem nunca de facto ter pedido a chucha.

Será possível, que ao terceiro dia já tenha entendido que agora é a vez de dizer Adeus à Chucha, será que o dizer que a chucha agora é para o bébé que vêm aí tenha de facto um significado para ela.

De vez em quando perguntam-me a tua Filha percebe que vais ter um bébé, ao que eu respondo sempre, não sei, não tenho como saber, ela faz festinhas na barriga, dá beijinhos, mas porque nós lhe ensinámos a ser meiguinha para a barriga da Mãmã, aonde o Mano está a fazer Nanni, mas até que ponto ele o entende não tenho como saber.

Será que ela percebe? Será que ela sabe?

Nós Pais às vezes pensamos que os Filhos são super inteligentes, mas tem momentos em que pensamos que toda essa inteligência ainda não lhes permite perceber nada do Mundo. Será que não estamos errados?  Será que os sentidos e a inteligência da minha pequenina não lhe permitem já perceber o que está a acontecer com a Mãe, será que o conceito de bébé que se esconde na barriga da Mãe, afinal não é assim tão abstracto?

Ou será que ela afinal apenas não precisa da Chucha?

No comments:

Post a Comment